Sexta, 24 de Outubro de 2014


Somos a 1ª Escola de Condução Certificada em Lisboa


Pedido de Informações Respostas às tuas dúvidas Horários Acessíveis Inscreve-te já! Preços e Promoções... Aparece! Serviços de Secretaria Material de Estudo Categorias Disponíveis Pessoal Especializado Frota nova e actualizada Ambiente acolhedor e amplo
Visite-nos no Facebook da Escola de Condução Radical.

Formação CAM para Pesados de Mercadorias e de Passageiros é na Radical!

Não vá em conversas, fale connosco primeiro e comprove as nossas condições.

Ao tirares a carta aqui ficas com um conhecimento e uma responsabilidade Radicais!

Perguntas Frequentes

Porque queremos que esteja o mais esclarecido(a) possível, apresentamos aqui algumas perguntas/respostas que o(a) deverão ajudar.
(Caso as suas dúvidas sejam relativas ao CAM/CQM, clique aqui.)


Mostrar todas as respostas Recolher todas as respostas
Quantas Escolas Radical existem e onde estão?
Existe apenas uma Escola de Condução Radical que dispõe de quase todos os serviços de documentação para veículos e condutores e de instrução/formação para condutores. Estamos apenas em Lisboa, na Av. General Roçadas, 48-A (próximo da Praça do Chile/Sapadores). Para nos localizar melhor, consulte este mapa.
Oferecem facilidades de pagamentos a prestações?
Sim, oferecemos. E pagamentos sem juros! Vai pagando a categoria que pretende, conforme a vai fazendo, sem stress e sem juros.
Tenho que pagar as aulas teóricas?
Não! Qualquer aula teórica em qualquer categoria ministrada pela Escola (ciclomotores, motociclos, ligeiros, pesados de mercadorias e pesados de passageiros) é gratuita.
Qual é o número mínimo de aulas de código e de condução que tenho
      que fazer na categoria Ligeiros de Passageiros?
O número mínimo de aulas é de 28 de código (teóricas) e 32 de condução (práticas). Não há limite máximo de aulas, sendo este apenas dependente da vontade do aluno e do aconselhamento do instrutor.
Quantas aulas posso ter por dia?
Não existe um limite do número de aulas de código por dia. Isso depende mais do rendimento e da disponibilidade do aluno. No caso das aulas de condução, diz-nos o bom senso que é aconselhado um máximo de 2 horas diárias.
Quanto tempo demora a tirar uma carta de condução de ligeiros?
Uma carta demora o tempo necessário para fazer 28 aulas de código mais 32 aulas de condução. É muito difícil avançarmos com um valor porque depende da evolução da aprendizagem do aluno, mas diríamos que seis semanas é o normal. Uma vez passado o exame de código, o prazo mínimo para o exame de condução é uma semana. O tempo mínimo possível deverá ser de um mês.
Com que idade posso tirar carta de ligeiros?
18 anos! É possível inscrever-se na Escola e ter aulas, logo a partir dos 17 anos e 6 meses, no entanto, os exames só podem ser realizados quando tiver feito os 18 anos.
E a carta de condução com a categoria de motociclos A1, motociclos
      até 125 cm3?
Pode tirar a categoria A1, motociclos até 125 cm3, a partir dos 16 anos. É possível inscrever-se na Escola e ter aulas, logo a partir dos 15 anos e 6 meses, no entanto, os exames só podem ser realizados quando tiver feito os 16 anos.
Com que idade posso tirar carta de motociclos?
É possível tirar a carta de motociclos, categoria A1, até 125 cm3 a partir dos 16 anos. No caso de motociclos com potência até 25 KW, categoria A2, a idade mínima é de 18 anos. Finalmente, para a categoria A (motos pesadas), a idade mínima é de 24 anos ou 2 anos de carta com a categoria A2 (motociclos com potência até 25 KW). Em qualquer um destes três casos, pode inscrever-se e frequentar as aulas no semestre que antecede a idade mínima.
E a categoria B1 que dá acesso à Motoquatro e ao Microcar, qual é
      a idade mínima?
16 anos! É possível inscrever-se na Escola e ter aulas, logo a partir dos 15 anos e 6 meses, no entanto, os exames só podem ser realizados quando tiver feito os 16 anos.
E a categoria AM, com os Ciclomotores até 50 cm3?
Pode fazer a categoria AM, Ciclomotores até 50 cm3 cá na Escola, a partir dos 16 anos, no entanto, esta categoria pode ser tirada logo que faça os 14 anos, num centro de formação rodoviária como é a Formação em Movimento, www.formacao-em-movimento.com.
Façam um resumo das categorias e idades mínimas.
Categoria Motociclos A1 / Quadriciclos B1 Ligeiros B / Motociclos A2 Motociclos A Pesados de Mercadorias C e CE. Pesados de Passageiros D
Idade mínima 16 anos 18 anos 24 anos ou 2 anos de carta A2 21 anos 24 anos
Inscrição na Escola 15 anos e 6 meses 17 anos e 6 meses 23 anos e 6 meses ou 2 anos de carta A2 20 anos e 6 meses 23 anos e 6 meses
Categoria AM, Ciclomotores até 50 cm3 a partir dos 16 anos cá na Escola (inscrição aos 15 anos e 6 meses) e aos 14 e 15 anos na
Formação em Movimento: www.formacao-em-movimento.com
O que necessito levar para fazer a minha inscrição?
Precisa levar;
- 2 fotografias atualizadas tipo passe (se preferir pode fazê-las na Escola);
- Cartão de Cidadão (ou, em alternativa, NIF e Bilhete de Identidade - documentos atualizados), ou Documento do SEF que indique ter residência em Portugal, seja temporária ou permanente ou ainda Certificado de Registo de Cidadão da União Europeia (emitido pela autarquia da residência). O passaporte não é um documento aceite para a inscrição.;
- Atestado médico (artigo 26.º n.º 1 do RHLC). Pode fazer download desse formulário a partir do website do IMT. (Os atestados de robustez vulgares não servem para o efeito);
- A quantia referente ao primeiro pagamento da categoria que pretende obter.

- Será necessário levar também a Carta de Condução, no caso de a possuir.

Nota: Para os alunos menores de 18 anos, será ainda necessário:
- Certidão de Nascimento narrativa completa;
- Autorização escrita da pessoa que exerce o Poder Paternal, assim como cópia do Cartão de Cidadão (ou do BI e NIF).
Para além do Atestado Médico é necessário o médico emitir outro documento?
Sim, nalgumas situações. Na inscrição nas categorias de pesados, averbamento para o Grupo 2, revalidação das categorias de pesados, CAP de Transporte Coletivo de Crianças (TCC), revalidação das categorias de pesados, renovação do CAP/TCC e para a inscrição de indivíduos com locomoção reduzida ou com outras deficiências, para além do Atestado Médico é necessário o "Exame Médico de Condutores ou Candidatos a Condutores de Veículos a Motor". Pode fazer download desse formulário a partir do website do IMT.
Posso ter aulas de condução antes de obter aproveitamento
      no exame de código?
Deve fazer 8 aulas práticas, antes de realizar o exame teórico. As aulas de condução e as aulas de código podem ser feitas em simultâneo desde que haja a licença de aprendizagem emitida pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres). No entanto só é possível realizar o exame de condução após a aprovação no exame teórico.
Depois de já ter iniciado as aulas de condução, poderei mudar de
      instrutor?
Sim, é possível mudar de instrutor em qualquer altura. Consulte a equipa de intrutores da Escola.
Qual é o carro que vou conduzir no dia do exame?
É o mesmo que utilizou na aprendizagem. Assim, não notará qualquer diferença no ambiente de condução.
No caso de reprovar, o que tenho que fazer?
No caso de reprovar no exame de código será necessário pagar a taxa de exame ao centro escolhido. Será também obrigatória a repetição das aulas de código da temática que o(a) levou a chumbar, sem qualquer custo adicional.
No caso de reprovar no exame de condução será necessário fazer 5 aulas práticas, focando a temática em que o levou a reprovar. O número máximo de aulas depende da opinião do aluno que pode aceitar a sugestão do instrutor.
Estou a tirar a carta noutra escola, será que posso transferir-me para a
      Escola de Condução Radical?
Em princípio, pode. Descreva-nos a sua situação, com o número de aulas de código e de condução que já fez na sua atual escola, e se já obteve aprovação no exame de código. Indique-nos também se a sua atual Escola é em Lisboa, ou noutro concelho. Envie-nos a descrição por email ou através de um contacto via web.
Já tenho carta de condução A1/B1 e pretendo tirar agora a categoria
      de ligeiros. Tenho que fazer o exame de código de novo?
Não! Caso já seja titular da carta de condução com a categoria de Motociclos até 125 cm3 (A1) ou com a categoria de Quadriciclos (B1), feitas em escola de condução, com aulas e exames para as respetivas categorias, fica dispensado de fazer as aulas de código, assim como o respetivo exame ao fazer a categoria de ligeiros. Basta que faça apenas as aulas de condução e o exame prático.
Já tenho carta de condução com a categoria de Ligeiros e agora pretendo
      fazer a categoria de Motociclos. Preciso fazer o código de novo?
Não é necessário fazer o código de estrada de novo, no entanto, precisa fazer um código específico para motociclos, com apenas 4 aulas teórias e o respetivo exame.
Posso fazer a categoria CE - Reboque para Pesados de Mercadorias,
      logo após ter feito a carta de ligeiros?
Não. Apesar de ser necessário estar habilitado com a categoria de ligeiros, para fazer a categoria CE precisa ainda de ter a idade mínima de 21 anos e estar habilitado a conduzir veículos da categoria de Pesados de Mercadorias (categoria C). No entanto pode inscrever-se na escola, nas duas categorias em simultâneo (categorias C e CE).
Tenho carta de condução de Pesados de Mercadorias/Passageiros e ouvi
      dizer que para além da Carta de Condução, tenho que ser titular da Carta
      de Qualificação de Motorista (CQM). E que para isso tenho que fazer o
      CAM. Isso é verdade?
É sim. O que lhe dará acesso à Carta de Qualificação de Motorista é uma formação específica para obter o CAM (Certificado de Aptidão para Motoristas). As várias formações CAM, dependem da idade do condutor, da categoria pretendida assim como da data, em que ficou habilitado a conduzir veículos da respetiva categoria. A Escola de Condução Radical encontra-se habilitada para ministrar qualquer formação CAM. Consulte a nossa página dedicada à formação do CAM/CQM.
Tenho 25 anos e sou titular da carta de condução de ligeiros. Pretendo
      conduzir motociclos até 125 cm3, mas gostaria de ter algumas aulas.
      É possível?
Sim damos aulas também para encartados ou condutores habilitados a conduzir motociclos até 125 cm3, à luz da lei que o veio permitir. A Lei nº 78/2009 de 13 de Agosto, veio conferir aos titulares de cartas de condução da categoria B (automóveis ligeiros), a possibilidade de conduzirem motociclos da categoria A1, até 125 cm3 e com potência limitada a 11 KW. Inscreva-se na Secretaria da Escola para fazer algumas aulas de motociclos para encartados. Apresente BI ou Cartão de Cidadão e a sua Carta de condução (documentos válidos).
Tenho carta de condução de ligeiros válida, mas sinto-me com pouco
      à vontade para ir para a estrada. Dão aulas para encartados?
Damos sim. Só tem que escolher o veículo em que pretende para fazer as aulas, se com caixa manual ou com caixa automática, se a Diesel ou a gasolina. Inscreva-se na Secretaria da Escola para fazer algumas aulas de ligeiros para encartados. Apresente BI ou Cartão de Cidadão e a sua Carta de condução (documentos válidos).
Sou um deficiente motor e por isso preciso de condições especiais.
      Têm-nas?
Sim! As nossas instalações estão preparadas ao pormenor para deficientes motores, incluindo WC especial e escadas com plataforma elevatória. Além disso na nossa frota temos um automóvel adaptado para a instrução a deficientes motores - o Volkswagen Golf carrinha TDI. Temos também outros veículos com mudanças automáticas que podem ser mais adequados a outros deficientes motores, consulte-os aqui.
Posso revalidar a minha carta de condução com a vossa ajuda?
Pode, desde que a sua carta de condução tenha sido emitida em Portugal.
Posso trocar a minha Carta de Condução Estrangeira por Portuguesa?
A resposta é sim, desde que a carta esteja válida, tenha sido emitida por um país aderente às convenções internacionais e o respetivo titular tenha residência em Portugal (confirmada com documento oficial). Para saber mais informações, exponha a sua situação e obterá uma resposta.
Fazem descontos de quantidade a grupos e a empresas?
Sim! Temos condições especiais para organizações, empresas e grupos que queiram tirar carta de condução. Contacte-nos.
Caso tenha alguma dúvida e não tenha encontrado resposta nesta página ou no nosso site, não hesite em contactar-nos. Poderá fazê-lo, através dos nossos telefones e e-mail ou preenchendo o formulário para o efeito.

Escola de Condução Radical - a primeira opção para tirar a Carta de Condução.
A Escola
Quem Somos
Espaços Amplos e Arejados
Escola adaptada a deficientes
Frota atualizada
Equipa Dinâmica

A Escola no Facebook
Serviços
Todas as Categorias
Material de Estudo
Serviços de Secretaria
Renovar a Carta de Condução
Preços e Promoções
Inscrições
Formação CAM / CQM
Informações
Horários e Contactos
FAQ - Perguntas Frequentes
Horários das aulas de código
Centros de Exames
Pedir mais informações
Diversos
Livro de Visitas
Aluguer de Salas
Galeria de Fotos
Jogos
2003 - 2014 © Escola de Condução Radical - Desenvolvido por: VistaNet